Este tipo de câncer é o segundo mais incidente em mulheres e o terceiro entre os homens. A boa notícia é que se for diagnosticado precocemente e tratado corretamente as chances de cura são elevadas.
O tipo de tratamento varia de acordo com o estágio no qual o tumor foi descoberto no intestino. A cirurgia é, normalmente, a principal medida para o tratamento. Quando o câncer é diagnosticado precocemente, o procedimento pode ser realizado em condições melhores, e é potencialmente curável.
A prevenção do câncer do intestino, assim como o da maioria dos cânceres, baseia-se na adoção de hábitos saudáveis de vida, com a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável, rica em fibras, vegetais e frutas. O tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas devem ser evitados.
Outra forma de prevenção muito importante é a realização periódica da colonoscopia a partir dos 45 anos. Pessoas que têm risco aumentado devem iniciar numa idade mais precoce, sempre após avaliação de um especialista.
O câncer do intestino em fase inicial não costuma ter sintomas, o que torna ainda mais importante o acompanhamento médico e o rastreamento por colonoscopia, que deve ser realizada a partir dos 45 anos.
Em fase mais avançada, os sintomas mais frequentes são:
• sangramento anal ou sangue nas fezes;
• alteração do hábito intestinal (diarréia e obstipação alternados);
• dor ou desconforto abdominal;
• fraqueza e anemia;
• perda de peso sem causa aparente.
Ao perceber esses sintomas, procure um médico o quanto antes