Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das últimas costelas, e medem aproximadamente 12 centímetros. Pesam cerca de 150 gramas cada. A principal funação do rim é eliminar as toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal: uréia, creatinina, ácido úrico, etc.
Transplantes:
Transplante de Rim
No transplante renal, um rim saudável de uma pessoa viva ou falecida é doado a um paciente portador de insuficiência renal crônica avançada.
O transplante renal é recomendado para pacientes que sofrem de doença renal crônica avançada. Nesta modalidade de transplante, o rim saudável de um doador vivo ou doador com morte encefálica é doado ao paciente e passa a exercer as funções de filtrar o sangue, retirando impurezas que são produzidas diariamente por nosso organismo.
O procedimento consiste em implantar o novo rim na região inferior do abdômen, unindo os vasos sanguíneos do receptor ao órgão transplantado, além de implantar o ureter do novo rim na bexiga do paciente. No transplante renal o paciente não tem a retirada dos rins nativos, ou seja, ele ficará com três rins, mas apenas o transplantado
terá o papel de filtragem do organismo do paciente.
O transplante renal tem como principal vantagem a melhoria significativa na qualidade de vida do transplantado, pois garante mais liberdade na rotina diária do paciente sem a necessidade das sessões frequentes de diálise.