O pâncreas é uma glândula de 15 a 25 cm de extensão localizada no abdômen, atrás do estômago e entre o duodeno e o baço, que integra os sistemas digestivo e endócrino. Anatomicamente, é dividido em três regiões: cabeça, corpo e cauda.

Transplantes:

Transplante de Pâncreas

O Transplante de Pâncreas é uma das melhores indicações de tratamento para pessoas com diabetes tipo 1 grave – com complicações como insuficiência renal ou câncer de pâncreas.

O transplante de pâncreas é indicado para pacientes que têm diabetes quando o pâncreas não conseguir mais produzir insulina. O procedimento pode envolver:

Transplante apenas do pâncreas: pacientes diabéticos que apresentam crises frequentes de hipoglicemia (quando os níveis de glicose ficam muito baixos por muito tempo, os órgãos, inclusive o cérebro, podem sofrer sérias complicações)

Transplante de pâncreas após transplante de rim: pacientes diabéticos que já realizaram o transplante renal, com bom funcionamento atual do rim, para tratar a doença de forma mais eficaz, e evitar outras complicações como retinopatia, neuropatia e cardiopatias, além de evitar novas complicações renais;

Transplante simultâneo de pâncreas e rim: indicado para pacientes com diabetes tipo 1 com insuficiência renal crônica grave – em diálise ou fase pré-diálise.

Normalmente, a cirurgia dura cerca de 3 horas e a internação no hospital é de 1 a 3 semanas. A recuperação do transplante de pâncreas geralmente exige no mínimo três meses de cuidados.

O transplante de pâncreas, além de melhorar a qualidade de vida, proporciona o aumento da sobrevida em diabéticos, comparados aos diabéticos em diálise ou transplantados renais.

  • Compartilhe